Friday, April 13, 2007

Arcade Fire - Neon Bible

Ilustres confessos admiradores dos Arcade Fire: Bono, Björk e David Bowie. Não ilustres confessos admiradores dos Arcade Fire: Pelo menos 1 milhão! A razão? Funeral. O primeiro álbum dos Arcade Fire lançado em 2004 gerou burburinho. Uma obra prima. Uma lufada de ar fresco do Rock em geral.

Expectativas em alta para o sucessor de um genial debutante álbum como manda a tradição. O que fazer? "Neon Bible" é uma óbvia resposta.

Primeiro que tudo abstraimo-nos de "Funeral". É inevitável comparar "Neon Bible" ao seu prodecessor, mas a abstracção deixa de fazer qualquer sentido quando notamos que o segundo álbum dos Canadianos em muito pouco ficará a perder em relação ao primeiro.

"Black Mirror", "No Cars Go", "Black Wave, Bad Vibrations" e "Intervention" são fantásticas, citando apenas as que alcançam elevado estatuto de imediato.

"Neon Bible" depreende-se desde logo a partir do título que é um álbum com muita religião como temática. Numa das mais geniais liricas do álbum confidencia-se "Working for the Church / And My family dies". Tocante!

De resto, "Neon Bible" tem várias canções gravadas dentro de uma igreja com direito a coro militar e uma orquestra húngara. O som é mais grandiozo que o de "Funeral". Destaque neste aspecto para os magistral orgão.

Dois álbuns absolutamente geniais. Estatuto de estrelas mundiais. Hoje cabeças de cartaz de um qualquer festival Português. Amanhã a maior banda do mundo!

9/10

No comments: