Tuesday, April 24, 2007

Brincando aos Clássicos: The White Stripes - Elephant

"Elephant" marca a viragem do século XX para o XXI e uma espécie de renascer do Rock engendrado pela banda de Meg e Jack White e pelos The Strokes. Se é verdade que o mal amado "Get Behind Me Satan" foi muito injustiçado aquando da sua edição, esse facto ficou a dever-se ao mais incontornável álbum dos White Stripes. Relembre-se que o mesmo já veio a acontecer duas vezes aos The Strokes.

É verdade que "Elephant" tinha um inegável truque na manga. Acredito que já em estúdio os dois White Stripes fizessem previsões para "Seven Nation Army". A canção destinava-se a ser incontornável. Dona de um riff típico de um baixo e um solo assombroso por ali entalado, a canção tornar-se-ia no hino de 2004.

O resto do álbum remete-nos quase invariavelmente para os anos 60, altura que mais influenciou (e continua a influenciar) Jack White. "Black Math" tem um ritmo frenético, "There's No Name For You Here" é uma espécie (só mesmo espécie) de balada, em "In The Cold, Cold Night", abram alas à menina White que ela também quer cantar."I Want To Be The Boy To Warm Your Mother's Heart" e "You've Got Her In Your Pocket" são duas baladas (mesmo baladas) midtempo."Ball And Biscuit" com pouco mais de 7 minutos é a canção mais louca e terrivelmente improvisada (elogio) de "Elephant". “The Hardest Button To Button” é a canção à qual os "Simpsons" fizeram paródia e na qual que Meg mais brilha na bateria e, por fim,"Well It's True That We Love One Another" é o final em formato de confessionário dos dois Whites em relação aos sentimentos que nutrem um pelo outro. Longa vida à irmandade.

O Clássico:

Seven Nation Army - É claro que num álbum clássico todas as canções serão candidatas a clássicos, mas "Seven Nation Army" destaca-se obviamente das outras. No texto acima já estão referidas as suas principais características. A verdade é que é difícil encontrar o porquê, de uma canção tão simples ser capaz de se tornar num sucesso à escala global e num dos maiores clássicos da história da música contemporânea.

2 comments:

Alexandre Pereira said...

Das minhas canções favoritas deles, e de todas que já ouvi.

Os White são também para mim uma das melhores bandas destes ultimos anos.

Pedro Arnaut said...

É verdade! Mesmo o mal amado "Get Behind Me Satain" quanto a mim é um álbum fenomenal!