Wednesday, July 23, 2008

The Long Blondes - Couples

É impressionante a aptidão da imprensa especializada de hoje em dia em colar o punk a quase tudo o que tenha, em disco, uma atitude mais irreverente. Impressionante é também a aptidão para colar ao termo "punk" novos rótulos. Ele é Punk-isto, ele é punk-aquilo. O punk, meus amigos, não precisa vir agarrado a nada. É punk simplesmente, pois foi nessa simplicidade que se ergueu.

Tuda esta conversa de primeiro parágrafo para referir que muita da imprensa estrangeira, seja por uma razão ou por outra, cola rótulos punk aos Long Blondes. No máximo: pós-punk.

Ao segundo álbum, este quinteto de Sheffield lança-se num registo bem menos enérgico e dançável que a entusiasmante estreia, Someone To Drive You Home. Entre uma indie-pop/rock e uma electro-pop não muito evidente, que trás à mente em doses iguais os Blondie e os Pulp, Couples segue em todo o resto a linha do seu antecessor, mas com um som mais expansivo. A produção ficou a cargo de Erol Alkan – relembre-se que o anterior registo contou com a produção de Steve Mackey, curiosamente membro dos extintos Pulp –, sendo o responsável pela composição Dorian Cox, o guitarrista da banda.

O início é bastante prometedor: "Century" e "Guilt" são duas belas canções a juntar ao reportório das melhores canções da banda. Pena é que logo a seguir venha uma insonsa faixa título.Mas para não destoar por completo das boas intenções, compensam-nos com uma efémera “I Liked Boys” – que ficaria bastante bem num segundo álbum dos These New Puritains. Na sequência da euforia de “Here Comes The Serious Bit” e a atmosférica “Round The Hairpin” está a indiferença.

Na linha daquilo que os segundos álbuns normalmente resultam, a qualidade do segundo disco dos Long Blondes é bem menor que a da estreia.

6/10

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