Thursday, July 31, 2008

Death Cab For Cutie - Narrow Stairs

Não deixa de ser curioso que na precisa altura em que deixam de ser apenas meninos bonitos de uma facção indie que sempre os colocou num pedestal,, os Death Cab For Cutie se dediquem a um novo registo tão despreocupado com o maisntream.

O anterior registo de estúdio, Plans, foi um tremendo sucesso de vendas – a máquina promocional por detrás do disco talvez tenha algumas culpas (o disco foi editado por uma major) – com mais de 1 milhão de cópias vendidas. Em Narrow Stairs, a banda de Bem Gibbard – que esteve envolvido na banda-sonora de About a Son, o filme-documentário dedicado precisamente à estrela maior da cidade de que os Death Cab For Cutie provêm (Seattle) – parece impor um afastamento da fórmula que os tornou conhecidos. O facto da escolha para primeiro single ter recaído nos 8 minutos de “I Will Possess Your Heart” é sintomático.

Narrow Stairs começa épico e progressivo “(Bixby Canyon Bridge" e "I Will Possess Your Heart"), cai em esparrelas fáceis (“No Sunlight"), conta com letras tão negras quanto sempre, e apodera-se da distorção. Tudo isto num álbum em que é dada primazia às guitarras.

No balanço final nenhuma das 11 canções que compões o 6º registo de originais do quarteto fica na memória e a ideia de razoabilidade parece ser mesmo a conclusão a retirar deste disco. De resto – e ainda que a imprensa estrangeira pareça insistir nesta ideia –, qualquer comparação com os Wilco ou Radiohead é completamente descabida.

Nas mãos de novos aventureiros indie-rock poderia ser um grande álbum, vindo de quem vem é apenas um razoável documento musical.

5/10

No comments: