Thursday, June 26, 2008

These New Puritans - Beat Pyramid

A estreia discográfica dos - muito jovens - These New Puritans promete ser uma das mais frescas, viciantes, imprevisíveis e ambiciosas estreias do ano.

A fórmula é tão simples como, de certo modo, inovadora. A banda pega – um pouco – naquilo que os Foals já fizeram anteriormente neste mesmo ano – e centremo-nos na repetição exaustiva de determinadas expressões como referência –, junta-lhe uma aura demasiado jovem para um debutar tão prometedor e centra-se em letras bizarras incluídas em canções com nomes que parecem equações ou simples numeração matemática.

As guitarras festivas chegam para lhes serem concedidas algumas comparações ao Klaxons e à tão (mal) falada New-Rave. Mas é principalmente do pós-punk dos Gang Of Four que Beat Pyramid respira. Directo e experimental, este será seguramente um dos discos mais inventivos do ano.

Contando com Gareth Jones na produção, não há como não nos rendermos a objectos sonoros como "Numerology (aka Numbers)", "Colours", "C. 16th +-", "Infinity Ytinifni" ou "Elvis" - esta última cotando-se desde já como um dos grandes momentos do ano,

Não é fácil ser-se original em 2008. Os These New Puritans, de certa forma, conseguem-no. Nunca aprender matemática foi tão simples, agradável e compreensivelmente motivador.

8/10

1 comment:

Alexandre Pereira said...

Acho que tens razão quando dizes que são um pouco como os Foals. São duas bandas que fizeram projectos que não têm como objectivo principal entreter, ams sim dar a conhecer a forma como fazem música, na minha opinião.

CUmps