Friday, February 29, 2008

Korn + Flyeleaf + Deathstars - Pavilhão Atlâncito - 27 de Fevereiro

É certo que a 6ª passagem dos Korn por terras lusas foi a que menos público presenciou – uma plateia a meio gás e dois balcões quase despidos receberam a banda de Jonathan Davis –, mas no que diz respeito à prestação em palco, terá sido uma das mais positivas - pelo menos relativamente às dos últimos anos.

As razões para a perda de público são óbvias e conhecidas. Ao mudar de sonoridade, os Korn angariaram novos fãs – os que receberam com fervor “Evolution” e “Hold On”, ambas singles do último de originais e “Coming Undone”, de See You In The Other Side, em medley com “We Will Rock You” dos Queen –, mas também perderam os muitos que os haviam acompanhado desde o homónimo Korn. Ainda assim sobram alguns. Sobram os que receberam “Falling Away From Me”, “A.D.I.D.A.S”, “Right Now”, “Freak On The Leash”, “Here To Stay” e a sempre caótica “Blind”, com o mesmo fervor de outros tempos.

No que ao concerto diz respeito, o factor mais positivo, residiu no facto de, ao contrário das duas últimas passagens por Portugal, desta vez a actuação não ter carecido de comunicação, com o próprio (regressado) “Munky” também em destaque.

Por outro lado, houveram surpresas, surpresas essas que surgiram com temas como "Faget", que o próprio Jonathan Davis assumiu já não tocarem à bastante tempo, ou "Haze", uma nova canção que deverá ser incluida numa banda-sonora de um videojogo.

O Nu-metal foi sepultado. As bandas a que lhe associávamos mudaram de sonoridade e os Korn não foram excepção. O caminho escolhido – um metal mais industrial – pode não ter sido a melhor opção, mas ao vivo a banda parece estar perto de um regresso à melhor forma.

Não chegámos a tempo de assistir à prestação dos Deathstars. Já os Flyleaf deram tudo em palco, com uma energia inesgotável que disfarçou algumas das lacunas da banda.

7/10

Nota: A foto não é relativa ao concerto em questão

No comments: