Wednesday, February 6, 2008

Bullet For My Valentine - Scream Aim Fire

A história dos Bullet For My Valentine, na sua caminhada para o mainstream, cabe num parágrafo. Formados no final dos anos 90 na zona Sul do País de Gales, os Bullet For My Valentine eram, nesta altura, uma daquelas bandas que fazia covers de bandas como Metallica, Nirvana e Limp Bizkit (!) antes de lançarem o seu primeiro álbum de originais, The Poison, em 2005, resultando da edição do mesmo o saldo de cerca de 1 milhão de cópias vendidas. O quarteto britânico tornava-se assim mais uma das bandas catapultadas por aquele movimento mui mal amado chamado metalcore.

Entretanto, a banda toma uma decisão, que pode parecer estranha aos olhos do “verdadeiro metaleiro”, ao recusar um contracto com a Roadrunner, para assinar pela major Sony BMG. Scream Aim Fire era então aguardado com um autêntico fervilhar de expectativas. Ponto assente: os seus críticos continuarão a persegui-los e os fãs continuarão a venerá-los. O segundo álbum da banda britânica não se esforça por se demarcar do anterior registo, repetindo a fórmula mais uma e outra vez.

Canções melódicas e preparadas para invadir as rádios mais mainstream, de que é exemplo o single e faixa título “Scream Aim Fire”, letras infantis – o maior problema do registo –, uma secção rítmica poderosa e o balanço certo entre metal e hardcore, de que poucas bandas do género se podem gabar de possuir. É notória também a influência da produção de Colin Richardson (Machine Head, Fear Factory), que já havia produzido o debutante registo da banda.

Destaque, para alem de “Scream Aim Fire”, para a colaboração de Skindred's Benji Webbe em “Take It Out With Me”, “Disappear” com coros tipicamente punk e a balada da praxe “Say Goodnight”.

Parece óbvio que os Bullet For My Vallentine ambicionam vender bastantes discos e encher as salas de espectáculo por onde quer que passem. A dúvida parece ser apenas saber se superam as expectativas.

7/10

No comments: