Sunday, March 23, 2008

DVD - Control - A história de Ian Curtis

Control - A história de Ian Curtis surge na senda da nova moda das biopic’s. Esta é a história – a que interessa – da vida de Ian Curtis, o icónico vocalista dos Joy Division.

Filmado pelo reconhecido fotógrafo - aqui produtor - Anton Corbijn, Control leva, primeiramente, o espectador a uma viagem ao tempo em que Ian Curtis era um miúdo como qualquer outro da sua idade, mas com uma personalidade já reveladora de uma mente demasiado depressiva, em que nada parece estar certo. A história desenrola-se a partir daqui. De forma não necessariamente ordenada, Ian Curtis junta-se aos outros três Joy Division, casa-se com o suposto amor de uma vida – mais tarde viria a admitir que esse mesmo casamento não teria sido nem mais nem menos que um erro –, tem uma filha, tem um caso com uma misteriosa jornalista Belga de nome Annik Honoré, assina contracto com a Factory e, finalmente, é-lhe diagnosticada epilepsia – faceta não tão explorada quanto o devia –, doença que, aliada a uma personalidade já de si depressiva e aos problemas pessoais, leva Ian Curtis ao trágico final de vida, que inflige a si mesmo. Curtis não sabia viver com a pressão, a dúvida, a escolha. A satisfação era, no seu ponto de vista, inalcançável. Não admira, pois, que tentasse agradar toda a gente, inclusive os fãs que a banda já havia ganho – Curtis sentia uma enorme pressão em cima do palco, que lhe conferia um estado de loucura nas actuações da banda, que o próprio não conseguia controlar.

Anton Corbijn tenta humanizar demasiado Ian Curtis ao explorar todas as facetas de um jovem que, para além da forma imperfeita como vê o mundo que o rodeia, seria absolutamente normal. Não será tão bom como os críticos o quiseram fazer crer, mas continua a ser um documento imprescindível para os fãs – e apreciadores de música, em geral – da maior banda que Manchester alguma vez pariu.

6/10

No comments: