Sunday, December 9, 2007

Tinariwen - Aman Iman (Water is Life)

É recorrente sermos surpreendidos neste campo. Por vezes, surgem projectos bizarros, surgem novas variâncias, em determinadas sonoridades – a que imprensa se sente, desde logo, responsável pela atribuição do respectivo rótulo – e surge música que nunca pensaríamos surgir de determinada proveniência. É nesta medida, que os Tinariwen marcam o ano de 2007. Blues vindos do deserto numa sonoridade que assenta essencialmente nas influências de nomes como os Jimmy Page e Santana – ambas nas guitarras – misturados com as linhas vocais na língua árabe.

Formados durante a estadia num campo de treino – os Tinariwen chegaram mesmo a combater o governo do Mali –, o que a grupo composto por 7 elementos – Ibrahim ag Alhabib, o frontman da banda à cabeça – tem para oferecer é aquilo que se convencionou chamar blues do deserto que se confunde perfeitamente com a prateleira world music. A trupe desfila influências de monstros como os Led Zepplin, Jimmy Hendrix e, principalmente, Santana – que até os convidou mesmo para tocarem no Jazz Festival, em Montreal, Canada. O próprio Thom Yorke, vocalista dos Radiohead, confessou-se admirador destes senhores.

Produzido por Justin Adams – colaborador de (lá está) Robert Plant – Aman Iman (Water Is Life) é misterioso e simples o suficiente para não possuir bateria – apenas precursão e, por vezes, até palmas ritmadas.

Aman Iman (Water is Life) tem o seu valor, mas este álbum só terá atingido a visibilidade que lhe permite figurar nas listas de melhores do ano, de algumas publicações, devido à sua proveniência.

7/10

No comments: