Friday, October 19, 2007

Korn - Untitled

Faz já 13 anos desde que os Korn começaram a ser associados ao malfadado nu-metal. Ligação estranha, diga-se, pois a banda Californiana nunca foi muito dada à arte do rap, a que o Nu-Metal é normalmente ligado. Moral da história: O Nu-Metal foi sepultado, mas os Korn ainda por cá andam.

Era irrefutável a desconfiança que pairava no ar, após falhanços artísticos tão dispares como o anterior See You On The Other Side e a tentativa de soar choninhas do MTV Umplugged. Havia ainda que juntar as anteriores saídas de Brian "Head" Welch em 2005 e o anunciado hiato de David Silveria na bateria. Os receios concretizam-se: Untilted é o pior álbum dos Korn.

Terry Bozzio - conhecido pelo trabalho com Franz Zappa - substitui (sem mestria) David Silveria na bateria, num álbum que Jonathan Davis referia que iria ter influências dos Beatles (!) e The Cure - pelos quais os Korn já haviam demonstrado apreço aquando do apelo à colaboração no álbum acústico. Influências, essas, que parecem ter sido esquecidas.

O oitavo álbum de estúdio da Jonathan Davis é repetitivo, previsível e pouco ambicioso, mais industrial e atmosférico que a anterior discografia, tanto que as comparações com Marilyn Manson e Nine Inch Nails são inevitáveis.

Os Korn já não são a banda que se lançou em 1994. Actualmente, são uma banda sem força nem química, que tenta ser aquilo que nunca foi e pelo qual não se notabilizou. Um álbum sem título ajudará a que (felizmente) o oitavo disco dos Korn venha a ser pouco recordado.

4/10

1 comment:

Sara Almeida said...

Infelizmente não souberam, na minha opinião, lidar com a fama que conquistaram e caíram no erro que a maioria das bandas dentro do género caiu.
Temos o caso de Incubus que se notabilizaram com o álbum Make Yourself (apesar de eu achar que os primeiros álbuns são melhores) e que se deixaram cair nas amarras de MTVs e companhia. Neste último álbum deles tentam conquistar novamente o lugar dos primeiros álbuns mas já não vão a tempo numa era em que a música procura algo de novo e inovador.