Monday, October 29, 2007

The National - Boxer

Alligator – o anterior álbum de estúdio editado em 2005 – deu aos National o reconhecimento generalizado. A banda alcançou o estatuto de culto tendo ainda capacidade para reunir um enorme consenso da crítica em seu redor. Alligator acabou como um dos melhores do ano.

Boxer é, portanto, o quarto álbum de estúdio da banda de Brooklyn. Mais calmo e menos explosivo que o anterior, Boxer é um disco de canções intimistas que centra as atenções na singular voz de Matt Berninger. A voz do vocalista dos National causa náuseas, colocando o estômago a girar como um relógio em pausa para almoço, sem que isso seja algo prejurativo. A melhor forma de a caracterizar é situá-la entre Stuart Staples dos Tinderstiks e Ian Curtis dos extintos Joy Division. A produção ficou a cargo de Peter Katis (Interpol e Spoon), sendo que Boxer conta ainda com as luxuosas participações de Regina Spektor, Sufjan Stevens e Ryan Adams.

A abrir há uma deliciosa "Fake Empire", uma canção melancólica que conta com Sufjan Stevens no piano. Esta canção parece estar para Boxer como "Pionner To The Falls" para Our Love To Admire dos Interpol. Anote-se ainda o sarcasmo de "Mistaken For Strangers", a bela "Green Gloves" ou a simplicidade de uma canção enorme como "Racing Like a Pro". Momentos-chave de um grande álbum.

O culto está cada vez mais forte. Os National são uma das grandes bandas da década.

7/10

No comments: