Thursday, November 22, 2007

Silverchair - Young Modern

Longe vão os tempos em que os Australianos Silverchair tocavam um certo pós-grunge manhoso. Young Modern solidifica a mudança radical operada já em 2002, aquando da edição de Diorama.

Ao quinto álbum o trio deixa definitivamente de lado os riff's rasgados e poderosos e a voz meio Eddie Vedder, para se lançar sobre o pós-punk e, até, um certo glam-rock. Há por aqui falsetes a rodos numa sonoridade que explora os terrenos que bandas como os Keane, os Coldplay ou mesmo os Embrace dominam.

Produzido por Nick Launay (INXS, Talking Heads) e misturado por David Bottrill (Tool, Muse) Young Modern começa com a faixa título, que serve de canção tipo para aquilo que vai ser o resto do álbum. Para "Straigth Lines", o single, imaginemos aquilo que está entre uns Spoon e uns Coldplay. "Reflections Of A Sound" expõe a versatilidade da voz atingindo um timbre parecido com o de Caleb Folowill - vocalista dos Kings Of Leon - e "Those Thieving Birds (Part 1) / Strange Behaviour / Those Thieving Birds (Part 2)" quota-se como um belo épico de 7 minutos e com 3 partes distintas. "Mind Reader" é pós-punk festivo - perdoe-se a redundância - e "Insomnia" quase que fecha o álbum pela porta grande.

Após 5 anos de silêncio editorial, aplauda-se o regresso dos Silverchair num álbum de consolidações. Sem medo de arriscar poderemos voltar a ouvir falar deles.

7/10

1 comment:

Alexandre Pereira said...

Frogstomp foi dos melhores álbuns relativos ao estilo que eu já ouvi. Deste ainda só ouvi uma ou outra música, e não desgostei, mas era tão diferente que até fiquei com medo de ouvir, lol.

Cumps