Wednesday, May 16, 2007

Linkin Park - Minutes To Midnight

Se é um facto que o Nu-Metal já lá vai, não deixa também de ser verdade que os Linkin Park fizeram questão de o enterrar. "Minutes To Midnight" é o funeral ideal para qualquer não-fã da banda de Mike Shinoda e Chester Bennington. Os fãs lamentarão o passo em frente. A partir de "Minutes To Midnight" vai existir sempre o pré e o pós-"Minutes do Midnight". Estarão os Linkin Park fartos e envergonhados do seu passado Rap-Metal, ou terão apenas tomado a tempo consciência de que não queriam se tornar nos próximos Limp Bizkit? Vale a pena referir que todas as bandas da moda Nu-Metal, ou estão enterradas, ou já não vendem metade do que vendiam no período áureo do estilo.
Primeiro que tudo há que tirar o chapéu aos Linkin Park. Recusaram-se a inovar o seu som apenas por inovar. Foram bem mais longe. "Minutes To Midnight" é um trabalho progressivo e de Rock clássico, com raras incursões no Metal. Há apenas duas faixas que nos remetem para a banda do início do século, são elas o primeiro single "What I've Done" e "No More Sorrow", sendo que "Given Up" também anda lá perto. Há faixas muito boas como "In Pieces" e, principalmente, "Shadow Of The Day", uma balada mid-tempo pedida de emprestado aos U2.
Falta apenas referirmo-nos ao trabalho de Mike Shinoda. Se o maestro da banda é agora, sem dúvida, Bennington, Shinoda ainda chama a si três canções. Rappa em "Bleed it Out", canção funk-rap, em "In Betweem", manifesto anti-Bush e em "Hands Held High" que impõem a questão: Será isto hip hop progressivo? "Minutes To Midnight" foi produzido por Ric Rubin e, é um passo tremido dos Linkin Park em direcção a um novo mundo.

6/10

2 comments:

Alexandre Pereira said...

Eu nunca fui fã de LP, mas este eu gosto de algumas músicas, mas não sei porquê. Mas achei-o um pouco virado pó comercial..

Depois ainda escrevo algo sobre eles. :)

Fica bem

LPgreatfan said...

eu sempre gostei de LP e acho este album bastante bom...claro que os meus favoritos serao sempre o Hybrid Theory e o Meteora, mas também já me estou a habituar a este...
Dia 8 lá estarei no Alive para os ver...LP sempre!!