Tuesday, April 1, 2008

Be Your Own Pet - Get Awkward

Para além de grandes discos, o primeiro trimestre do decorrente ano tem o condão de sublinhar uma expressão cada vez mais recorrente: “elas dominam!”. Ora é Adele Bethel e os seus Sons & Daughters que lançam o melhor álbum – This Gift – da sua ainda curta carreira, ora é VV, a parte feminina dos Kills, que reclama quase todo o protagonismo do duo para si mesma, ora – e porque não referir? – é Beth Gibbons que faz regressar os seus venerados Portishead para aquele que é o álbum mais aguardado deste primeiro quarto do ano. Tudo isto para apresentar Jemina Pearl, voz e alma dos Be Your Own Pet, dona de uma atitude punk facilmente distinguível.

Para quem não conhece a banda, imagine-se a costela mais rockeira dos Yeah Yeah Yeahs, aliada à faceta mais punk das Noisettes, com a atitude de uns Sex Pistols ou de uns Buzzcocks. A mistura resulta num álbum explosivo, lascivo, divertido e até insano – não foi à toa que “Black Hole", "Blow Yr Mind" e "Becky” foram retiradas da versão final do álbum (nos Estados Unidos) por conteúdos demasiados violentos. A banda de Nashville consegue, com sucesso, um registo menos ingénuo que o homónimo de estreia – não, Get Awkward não é um portento de seriedade e isso já está bem frisado no ponto que adjectiva o álbum. Os refrães são mais catchy – "The Kelly Affair", primeiro single, é apenas o exemplo mais óbvio e as canções têm nomes perfeitamente ridículos que funcionam estupidamente bem (“Food Fight” dispensa comentários).

O segundo álbum dos Be Your Own Pet – como o primeiro – não deve ser levado demasiado a sério, mas rende cerca de 30 minutos incrivelmente bem passados, de preferência com o quarto bem arrumadinho – não vá o diabo tece-las. Uma orgia de riff’s com odor a suor feminino.

8/10

No comments: