Wednesday, January 23, 2008

Serj Tankian - Elect The Dead

Em 2006 o inevitável aconteceu – a guerra de egos entre Serj Tankian e Daron Malakian, vocalista e guitarrista dos System of A Down (SOAD), respectivamente, anunciava um hiato. Os SOAD, donos de um dos mais geniais álbuns do séxulo XXI, Toxicity, separavam-se por tempo ainda hoje indifinido. O objectivo, diziam eles, era dar prioridade à familia.

Entretanto Tankian edita o muito anunciado primeiro álbum a solo, enquanto que Malakian vai ultimando pormenores no seu projecto paralelo, Scars of Broadway - do qual Shavo Odadjain, baixista dos SOAD, também faz parte.

Elect The Dead não aproxima nem afasta Tankian do som da sua banda de sempre. O álbum é uma junção das várias influências contidas nos 5 álbuns dos SOAD, com a devida e óbvia adaptação das mesmas à personalidade do carismático artista. Elect The Dead, diz Tankian, começou com o artista sentado ao piano, para rapidamente se tornar num álbum violento, político que tem como epicentro "The Unthinking Majority". As partes instrumentais ficaram todas a cargo do próprio Tankian, ainda que com a ajuda de Dan Monti em algumas partes do baixo e da guitarra. A bateria ficou a cargo do seu companheiro dos SOAD, John Dolmayan.

"Empty Walls", primeiro single, é, porventura, a canção mais acessivel do disco, "Saving Us" é sofrivel (elogio) e "Honking Antelope" surpreendente, na medida que contém coros femininos - cá está a prova que marca a personalidade de Tankian em todo o álbum.

Longe de genial, Elect The Dead prova que muito do que de bom se foi passando pela discografia do grupo Armeno é da responsabilidade deste senhor. Agora a bola está do outro lado, Sr. Malakian.

7/10

No comments: